Extra! Agenda cheia de lançamentos, um sábado literário
Curitiba Inimaginável e Os sonhos dos outros são lançados amanhã. E hoje é dia de Karam!
O dia 26 de abril vai ser dia de livro. Ainda na semana do Dia Nacional do Livro que comemoramos no último dia 23, acontecem dois lançamentos para não perder em Curitiba.
A escritora Flávia Farhat lança na Arte e Letra Os sonhos dos outros, mais um livro da coleção que reúne autores curitibanos em pequenas coletâneas de contos. é o segundo lançamento da autora pela editora, que já imprimiu por aqui seu Uma vida vida.
Os sonhos dos outros é feito de quatro contos. Em “roxos rosas verdes”, Carlota entendia as emoções através de um anel do humor, que mudava de cor de acordo com as emoções das pessoas, até que ele se perde e, sem referências, Carlota se faz um espelho de rostos alheios para saber, afinal, como sentir. A seguir, “ao centro, o astro rei, rodeado pelos seus planetas”, conta sobre uma observadora que persegue um astro errante, perdendo-se na vastidão do céu e na vertigem de sua própria obsessão. Já em “as horas”, Laurentino, gêmeo siamês, mestre da manipulação do tempo e do pó compacto, tem no tédio um portal insuspeito para o extraordinário. Por fim, em “os sonhos dos outros”, que dá nome ao livro, Rosária, condenada a sonhar sua filha noite após noite, vê-se trilhando um destino tecido no intervalo entre o sono e a vigília.
Sutil e potente, Flavia Farhat costura narrativas que oscilam entre o real e o fantástico — uma pequena/grande coletânea feita de quatro contos que convidam o leitor a explorar a vertigem das pequenas fissuras da existência.
Já na Prestinaria do Juvevê acontece o lançamento de Curitiba Inimáginavel. O livro é uma coletânea de contos e chega homenageando a cidade na ocasião do seu aniversário de 332 anos.
Participam do livro grandes nomes como Giovana Madalosso, Cristovão Tezza e até mesmo o lendário Dalton Trevisan que, antes de partir, enviou um de seus famosos contos para a coletânea. Também assinam textos — do Parque São Lourenço à Vila Hauer — Julia Raiz, Pedro Jucá, Marcos Piangers, Ana Johann, Luiz Felipe Leprevost, Fernanda Ávila, Natasha Tinet, Thiago Tizzot, Luiz Andrioli, Pedro Guerra, Flor Reis, Manita Menezes, Bruno Cobalchini Mattos, Wal Dal Molin, Dani Carazzai, Laís Graf, João Klimeck, Rai Gradowski e Vicente Frare.
As fotos, que ilustram as narrativas, trazem as cores de Nilo Biazzetto Netto, a potência de Milla Jung, a elegância de Nuno Papp e a simetria encantadora de Guilherme Pupo. O projeto gráfico é da Patrícia Papp. Mais que um livro, a obra é um souvenir, um depositário de memórias, sentimentos e imagens, que humaniza e torna ainda mais apaixonante a inovadora capital ecológica do Brasil.
Quando: sábado, 26/04/2025, às 15 h
Local: PRESTINARIA — Rua Moysés Marcondes, 430, Juvevê - Curitiba, PR.
Viva! Leia! Karam!
Hoje, 27 de abril de 2025, Manoel Carlos Karam completaria 78 anos. Como não poderia passar em branco, fica nossa homenagem ao grande escritor e a sugestão máxima de sempre: LEIA KARAM!
Sujeito oculto tem aqui.
Algum tempo depois tem aqui.
Pescoço ladeado por parafusos tem aqui.
Até breve!